» O Senior DeMolay Cid Castello é Ex-Mestre Conselheiro (PMC) do Capítulo João Affonso de Barros Mello.

» DeMolay há 30 anos, Cid Castello integrou o grupo de 41 jovens iniciados na primeira turma de DeMolays do Estado de Mato Grosso do Sul, por ocasião da instalação do Capítulo Mater de Mato Grosso do Sul, o Capítulo Campo Grande no. 10 da Ordem DeMolay, instalado em 23 de abril de 1983.

» Na ocasião, por integrar a primeira turma de iniciados no Capítulo Campo Grande (chamados de "fundadores"), Cid Castello recebeu o Grau Iniciático e DeMolay, tendo sido, em seguida, empossado como o primeiro Mestre-de-Cerimônias do Capítulo primaz do Estado.

» No Capítulo Campo Grande, Cid Castello foi o responsável por várias instruções, tendo sido, ainda, o redator de cerimônias públicas até hoje usadas na Ordem DeMolay do Estado.

» Ainda no Capítulo Campo Grande, Cid Castello teve relevante participação na instalação do Capítulo Guardiães da Natureza, instalado na cidade de Coxim, assim como na instalação do Capítulo Juventude em Alerta, na cidade de Rio Verde, quando atuou como instrutor para as cerimônias de iniciação e instalação.
 
» Depois de destacada atuação no Capítulo Campo Grande, onde atuou, também, como Escrivão, Cid Castello liderou um grupo de 7 DeMolays, que se desligaram do Capítulo Campo Grande para trabalhar pela instalação do Capítulo João Affonso de Barros Mello - o primeiro núcleo DeMolay do Brasil que nasceu por iniciativa de DeMolays e não de Maçons.
 
» Na fundação do Capítulo João Affonso, ocorrida em 5 de agosto de 1985, Cid Castello assumiu o malhete de Mestre Conselheiro, tendo recebido a missão de presidir o Capítulo em seus primeiros meses de existência, o que fez com destacada atuação, tendo o seu novo capítulo, como consequência, sido indicado pelo Supremo Conselho como um dos capítulos modelo do país, particularmente pela sua excelente ritualística e, também, pela forma destacada de administração que o caracterizava, então.

» No Capítulo João Affonso de Barros Mello, Cid Castello teve participação destacada na instalação dos Capítulos Dourados e Ponta Porã, cidades para onde se deslocava com frequência para ministrar instrução ritualística e administrativa aos novos capítulos.
 
» No Capítulo João Affonso, Cid Castello recebeu a maioridade, tornando-se Senior DeMolay e passando a integrar o Conselho Consultivo do Capítulo, o que o manteve junto ao Capítulo João Affonso por vários anos, como Conselheiro Escrivão (Secretário do Conselho Consultivo) e Consellheiro do Ritual.

» Depois de atuar por muitos anos no Capítulo João Affonso, Cid Castello recebeu um convite para assumir a Secretaria Executiva da Ordem DeMolay no Estado, cargo que ocupou por duas gestões alternadas e que lhe permitiu dedicar-se à reestruturação e expansão da Ordem DeMolay em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

» Como Secretário Executivo Estadual, realizou o primeiro congresso DeMolay de Mato Grosso do Sul, evento para o qual cunhou a denominação "Encontro de Líderes da Ordem DeMolay" e que, posteriormente, acabou ficando marcada como ELOD.
 
» Investido Cavaleiro no Convento Sir Guy D´Auvergnie, Cid Castello integrou o Conselho Consultivo do Convento Mater do Estado de Mato Grosso e teve participação ativa na implantação dos novos graus da cavalaria no Estado, até por conta de sua condição de Deputado Nacional do Supremo Conselho, membro integrante da Grande Comissão de Organizações Filiadas e Paralelas do Supremo Conselho - comissão em que atuou depois de passar, por duas gestões, pela Grande Comissão de Informática do Supremo Conselho, ocasião em que ficou responsável pela manutenção do site do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

» Cid Castello é o idealizador do Projeto DeMolay.net, que tinha por objetivo criar uma rede de informações da Ordem DeMolay brasileira nos primórdios da Internet no País. Este projeto começou com a criação da primeira lista de discussões via correio-eletrônico voltada para o debate dos temas nacionais da Ordem DeMolay. Esta primeira lista foi criada com a atuação técnica do Senior DeMolay Pedro Bastos Pereira e hospedada no provedor de Cid Castello, a VIP (conhecida como VIP2000). Esta lista tinha como endereço demolay-br@vip-cgr.com.br e, depois, demolay-br@vip2000.net. Com a venda da VIP, em 1999, o irmão Pedro Bastos Pereira migrou a base de dados para o eGroups (depois YahooGrupos), onde ficou por vários anos como demolay-br@yahoogrupos.com.br, até se transformar na demolay-br@demolay.org.br.

» A iniciativa de Cid Castello de criar uma lista de discussões por e-mail acabou gerando um sem número de listas espalhadas, hoje, por todo o País.

» Em 2005, ao observar que a Alumni-MS era tão somente uma "ação entre amigos", não sendo uma entidade de fato e de direito, percebeu, também, que esta estava prestes a ser legalizada por aqueles que não eram mais fiéis ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Por este motivo, agiu rápido e providenciou a fundação da Associação DeMolay Alumni-MS, tendo redigido seu Estatuto Social e tomado todas as providências para realizar a Assembléia de Fundação e a eleição da primeira Diretoria Executiva da entidade, quando, então, foi eleito seu primeiro Diretor Presidente. Para coroar este trabalho, Cid Castello providenciou, então, o registro da entidade no Cartório, além de sua inscrição na Receita Federal para a expedição do CNPJ da entidade, o que possibilitou a abertura de uma conta-corrente no Banco do Brasil em nome da Associação.

» Cid Castello ocupou, ainda, a Secretaria Geral da Associação Alumni Brasil de julho de 2006 a julho de 2007.

» Em 15 de outubro de 2006, Cid Castello recebeu, também, a comenda da Chevalier, sendo integrante da Corte Chevalier Francisco José Barreto n.º 25, de Campo Grande.

                                        Voltar